A tecnologia, fundamental para nós!
Sonho realizado com ajuda da Tecnologia.
A tecnologia a nosso favor:
A tecnologia tem se tornado uma parte cada vez mais importante do cotidiano, oferecendo inúmeras oportunidades de comunicação, acesso à informação, entretenimento e serviços online.
Para nós idosos, em particular, a tecnologia pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar a qualidade de vida, promover a inclusão social e ampliar as possibilidades de interação com o mundo ao nosso redor. No entanto, muitos de nós podem sentir-se intimidados ou inseguros em relação à tecnologia, especialmente aqueles que não crescemos com ela.
Nesta história, vemos como a tecnologia realizou meu sonho, de ser útil ao meu filho na realização de seus trabalhos. Mostrarei e tentarei passar a minha experiência com algumas dicas e orientações sobre, como nós, podemos ser iniciados na tecnologia.
Internalização da tecnologia com respeito ao nosso ritmo:
É importante lembrar que cada pessoa é única e tem seu próprio ritmo de aprendizado. Ao introduzir o idoso à tecnologia, respeite seu ritmo e capacidade de absorção de informações. Evite pressioná-lo ou forçá-lo a aprender rapidamente. Paciência e empatia são fundamentais nesse processo.
Iniciando na Tecnologia-Comece com o básico:
É recomendável começar com o básico. Meu filho inicialmente me ensinou usar dispositivos simples, como smartphones e o tablets, de forma gradual. Comecei com funcionalidades básicas, como fazer ligações, enviar mensagens de texto ou tirar fotos. À medida que comecei a ganhar confiança e familiaridade, meu filho me apresentou funcionalidades mais avançadas. Veja o básico Link.
Suporte no aprendizado da Tecnologia – Receba e ofereça suporte prático:
Foi importante ele está presente para oferecer suporte prático a mim durante o processo de aprendizado. Me foi demonstrado passo a passo como realizar tarefas simples, como usar um aplicativo, navegar na internet ou configurar uma conta de e-mail. Meu filho esteve sempre disponível para responder às dúvidas e oferecer ajuda sempre que necessário.
Tecnologia a nosso favor-Explore interesses pessoais:
Meu filho foi inteligente ao me sensibilizar para me introduzir à tecnologia, levou em consideração meus interesses pessoais. Por exemplo, sabe que gosto de fotografia, assim explorou aplicativos de edição de fotos ou de compartilhamento de imagens. Como a sua mãe gosta de música, certamente mostrará como usar aplicativos de streaming de música. Assim percebi o que ele fez foi, adaptar a tecnologia aos nossos interesses pessoais para tornar o processo mais atraente e envolvente.
Sem receio da Tecnologia-Promova a segurança digital:
Meu filho conseguiu me mostrar a segurança digital, que era um receio meu, para mim era uma preocupação importante, acho que para nós idosos.
Ele me sensibilizou na segurança quando me ensinou as melhores práticas de segurança online, como criar senhas seguras, identificar e-mails e mensagens de texto fraudulentos e evitar clicar em links suspeitos. Também foi importante explicar os riscos potenciais da exposição de informações pessoais online e como proteger a privacidade.
Melhor internalização da Tecnologia-Incentive a prática e a experimentação:
A prática é fundamental para o aprendizado da tecnologia. Ele me Incentivou a praticar o uso dos dispositivos e aplicativos regularmente. Me encorajou a experimentar diferentes funcionalidades e explorar novas possibilidades. Isso ajudou muito a ganhar confiança e me sentir mais à vontade com a tecnologia.
Como a ajuda se dá na Tecnologia? Esteja presente e seja paciente:
Esse é um ponto fundamental que coloco, pois ele entendeu que me acompanhar durante o processo de aprendizado da tecnologia requeria sua presença e paciência, e isso ele fez.
Hoje, além de fazer sozinho minhas atividades no computador e celular, o que não tem preço é, rotineiramente, está lhe ajudando em suas atividades de trabalho usando o meu computador.
grato meu filho!